Profissional da Educação

Tupã, 10/10/2017

Fiquei muito tempo sem escrever, no meu Blog, porém, nesta manhã, eu me deparei com a necessidade de me expressar.
NO DIA 15/10/2017, COMEMORAMOS MAIS UM DIA DO PROFESSOR. Essa profissão mágica e honrada , que já nasce dentro da passoa, fazendo-a se dedicar de corpo e alma, ao ensino e aprendizagem. Uma troca sem fim, de conhecimentos.
Educar é função da família, da sociedade e do Estado (Constituição Brasileira), o ensino e aprendizagem é mais que um preparo, é a cima de tudo, um DOM do PROFESSOR.
Para ser professor e se capacitar como tal, é preciso muitos anos de estudo, como diria um professor que tive: ” uma vida e mais seis meses”, portanto, isso não é para muitos.
Houve uma época, muito distante, anos antes de Cristo, um tal de Aristóteles, dedicava grande parte do seu tempo, ensinando um pequeno grupo de jovens (somente Homens).
Assim como Aristóteles, haviam outros pouquíssimos. Eles eram os grandes Filósofos, que até hoje, são mencionados do Ensino Fundamental ao PHD.
Há alguns milhares de anos depois, surgiu um outro homem, que talvez, alguém já tenha ouvido falar, um tal JESUS, Ele ensinava multidões, com algumas frases, mais ou menos assim: ” Ama o próximo como a ti, mesmo….Levanta-te, a ti mesmo…não dar o peixe, mas ensinar a pescar…ganharás o pão com suor do teu rosto…” e assim por diante. (ACREDITO QUE OS POLÍTICOS, EM ALGUM MOMENTO DA HISTÓRIA, FALTARAM NESSA AULA OU NUNCA SOUBERAM DA SUA EXISTÊNCIA).
Com o tempo, o ensino teve as portas abertas pela IGREJA, que também se restringia a uma pequena quantidade, de homens. Quem os ensinava? R: Os Padres, na sua grande maioria, entre outros religiosos, por serem as pessoas mais alfabetizadas, da época. Também , não eram quaisquer homens, só os privilegiados dentro da sociedade.
O tempo passou e a educação escolar foi ampliada para meninas, em escolas religiosas, cujas as aulas eram regidas por freiras, padres e pastores. Escola para meninos e meninas, separadamente.
Mais tarde, não tão distante assim, os governos foram obrigados a fundar as escolas públicas (nem tão públicas assim), para aumentar oportunidade às pessoas (Meninos). Enquanto isso, boa parte das meninas, só as privilegiadas, eram alfabetizadas em suas casas. O tempo vai, o tempo vem, as escolas públicas vão abrindo espaço para as meninas, separadamente, até chegarmos na escola mista.
A escola pública era focada em um ensino de qualidade, que atendia, principalmente, a elite. Nesse período as escolas particulares não eram bem vistas pela sociedade, além de também, ser restrita a certa minoria da sociedade.
Os anos se passaram e com isso o crescimento demográfico, vieram as mudanças das “políticas públicas”, leis, mais e mais, até as tais LDB’s ( Lei de Diretrizes  Base).

Eu, meus irmãos, primos e a maioria dos meus colegas estudamos em escolas públicas. Para conseguir vaga na escola, eramos submetidos a testes (reconhecimento de letras, numerais, coordenação motora e sei lá o que mais – anos de 1960/70). Assim a escola era um lugar para selecionados, as turmas menos numerosas, comparadas aos dias atuais.
Agora, estamos, no terceiro milênio DC, muita coisa mudou. A escola pública não dá lucro, sendo assim, o governo vem resolvendo a situação da seguinte forma:
a) As escolas são obrigadas a reduzir salas de aula, por ordens superiores;
b) as escolas são obrigadas a distribuir os alunos das mesmas séries, em partes “equilibradas” , superlotando as salas de aula;
c) as salas desocupadas, se transformam em alguns depósito de qualquer coisa ou recebem um título bonitinho…;
d) após todas as investidas, a escola é fechada, e o prédio, é utilizado para outra atividade, de acordo com a vontade de alguém, da administração de uma secretaria qualquer.
e) escolas da mesma região, são obrigadas a receber os alunos que foram “expulsos” da sua escola, porque fechou.
f) os professores, contratados, concorrem com uma pontuação por tempo de serviço, para onde houver vaga, ou são dispensados;
g) os professores efetivos, as vezes, são obrigados a trabalhar em duas escolas, para completar sua jornada mínima…aquela de 20 aulas, cujo valor mal paga o custo de ir e voltar do trabalho;
h) as salas de aula super lotadas, muita criança amontoada, como se a escola fosse um depósito de pessoas, com um professor por turma, que ultrapassa o número 45 indivíduos por série/ano, dentro de quatro paredes;
i) as escolas não apresentam materiais suficientes e eficientes para melhorar a qualidade de vida no trabalho.
Se eu continuar elencando as deficiências dos recursos da ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL, este texto seria maior ou tão longo quanto a Bíblia.
Senhoras e Senhores, analisem a situação:
Como um professor, em uma sala lotada (+45 ), sem microfone e auto falantes, com conteúdos indispensáveis para um ensino de qualidade, trabalhando das 7h às 23h, consegue realizar tal tarefa sem adoecer? Por que um profissional de tal magnitude, não é respeitado com um salário digno?
Não seria justo, dar ao Professor o direito de exercer o seu trabalho, com toda amplitude de seu conhecimento, em salas com turmas menos numerosas, dando assim, o direito ao aluno de corresponder sua aprendizagem?
Pois é, senhoras e senhores…o que foi feito com o RESPEITO ao PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO?
Só para esclarecer:
O Professor é o profissional da educação, no que se refere ao ensino-aprendizagem. Aquela outra , mais básica, propriamente dita, é responsabilidade da Família.
Funciona mais ou menos assim:
O Professor tem a semente, compartilha, orienta como cultivá-la, mas para que ela germine, dê flores e frutos, cabe ao  aluno dar continuidade,   com o apoio da família.

ELIZETE DA ROCHA MARTINS

Profissional da Educação

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