O Calor

Tupã,09/01/2017.

Nessa data conversei com um antigo amigo, muito querido e ao trocarmos notícias, nos deparamos com sensações ou sentimentos sobre o calor atual, ou seja, a temperatura do ar, então ele me disse que odeia o calor e eu, disse não suportar o calor em relação as sensações que ele me causa.

No dia seguinte, ao caminhar pelas ruas da pequena cidade em que moro, observei o quão lindas são as cores, as flores, as árvores, as ervas que se destacam neste período  anual e me dei conta de que se não houvesse o calor em suas diversas proporções e intensidades, como seria a paisagem, as cores, as flores, as ervas que em suas diversidades trazem tantos benefícios à humanidade.

Analisando como ciências ambientais e geográficas, quanto menor a temperatura, menor o porte da vegetação, embora não menos bela ou importante; mas onde ficaria o prazer de contemplar se a visão das lindas e frondosas árvores, dos arbustos, das cores das flores, dos pássaros com seus lindos e diversos cantos, das borboletas com suas lindas e coloridas em seus voos rasantes e radiantes.

Há alguns anos atrás trabalhei com uma professora de ciências biológicas que na sua sensibilidade, ao me observar e perceber o meu estresse e vontade de “estrangular Zezinho, Huguinho e Luizinho” dirigiu se a mim e disse “ Vai lá fora e abrace uma árvore, isso vai renovar sua energia”. De uma maneira doce e sábia, ela demonstrava-me a importância de estarmos em harmonia com todos os seres e energias do meio ambiente.

Confesso que ainda preciso abraçar muitas árvores, nesta vida.

Devemos nos conscientizar que a natureza é Mágica e Divina. O efeito estufa faz parte do desenvolvimento da biodiversidade do nosso Planeta, não o causado pelos quadrantes de concreto ou o gerado pelas emissões de gases e outros poluentes, sendo eles industriais, agroindustriais e até mesmo os domésticos, que são nocivos a todos.

O efeito estufa natural que pela radiação provoca calor, vapor das águas superficiais, da transpiração vegetal, esse é divino e mágico, surpreendente. Ele é responsável para vida, em todos os aspectos.

O sol aquece as superfícies líquidas e sólidas da Terra, que irradia color e vapor para a atmosfera, formando as nuvens que funcionam como uma estufa, retendo o calor e a umidade, que consequentemente tornarão o meio ambiente propício para a fecundação da vegetação e toda a sua biodiversidade. O mesmo ocorre com os seres não vegetais, pois para a geração de vida é necessário a combinação de temperatura corporal e fertilização (óvulos e esperma).

NÃO HÁ VIDA SEM CALOR

ISTO TAMBÉM, VALE PARA O NOSSO EU INTERIOR!

O Calor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *